Painel de Logística Governamental: Ferramentas para eficiência e economicidade na gestão logístic...

Painel de Logística Governamental: Ferramentas para eficiência e economicidade na gestão logístic...

Descrição

I ENCONTRO DE BOAS PRÁTICAS EM LOGÍSTICA GOVERNAMENTAL
Ferramentas para Agilidade, Confiança e Economicidade


PÚBLICO-ALVO: Gerentes/Coordenadores Administrativos e Financeiros, Gerentes de Almoxarifado, Chefes de Protocolo, e demais Servidores do Poder Executivo do Estado de Rondônia que atuam diretamente na logística de distribuição e comunicação escrita entre unidades (especialmente nos setores de almoxarifado e remessa de malotes/correspondências).  



REALIZAÇÃO: ESCOLA DE GOVERNO/SEGEP.             PARCERIAS: Correios, TRT, SEPAT, SESAU e SUGESP. 

CARGA HORÁRIA: 3 Horas-Aula.                                    CUSTO: SEM ÔNUS PARA O EXECUTIVO ESTADUAL.

Data: 15/06/2018 das 08h às 11h 


Apresentação:
A logística é uma área muito importante na gestão governamental, cuidando do planejamento, gestão, armazenamento e distribuição de recursos nas diversas áreas e setores do Executivo Estadual. Por meio de uma boa gestão, é possível reduzir custos, aprimorar resultados e ainda ajudar a garantir a satisfação dos clientes. Entretanto, para que isso seja possível, é necessário observar alguns pontos de melhoria.
As empresas já perceberam que a eficiência em logística é capaz de aumentar o seu diferencial competitivo, na medida em que operações de distribuição simplificadas e bem executadas contribuem para a redução de custos e o aumento da produtividade. No entanto, a capacitação em logística do Executivo Estadual ainda não foi capaz de acompanhar o aumento da demanda por conhecimentos especializados em planejamento, organização, armazenagem e transporte de produtos, atendendo, porém, às limitações financeiras atuais.
É sabido, contudo, que o Governo do Estado de Rondônia vem promovendo medidas de economia e contenção de gastos, não somente buscando a redução de custos - que possibilita maior capacidade de investimentos e a manutenção das contas em dia - mas, especialmente, o alcance de maior eficiência da gestão.
Nesse sentido, é necessário identificar e adotar ferramentas que possam ser tomadas para otimizar a distribuição e logística dos órgãos, alavancando os resultados.
Nesse ponto, o ENCONTRO DE BOAS PRÁTICAS EM LOGÍSTICA GOVERNAMENTAL se apresenta como relevante momento para apresentação da estrutura logística de distribuição do Executivo Estadual, das medidas de contenção de gastos vigentes por força de legislação, bem como a apresentação de boas práticas estaduais e do TRT, que podem ser adotadas pelos demais órgãos ou, até mesmo, inspirar novas ações para alcance dos objetivos da gestão.

Objetivos:
GERAL
O encontro visa nivelar os servidores quanto à estrutura e ferramentas de logística disponíveis, bem como quanto à legislação estadual atual, evidenciando as boas práticas já adotadas (interna ou externamente) para busca de eficiência na gestão de suprimentos e no envio de comunicação externa do Estado.

ESPECÍFICOS
- Redução de custos logísticos;
- Celeridade na distribuição de materiais e comunicação externa;
- Atendimento da legislação em vigor;
- Resgate da credibilidade pública quanto à logística de entrega de serviços;
- Aumento do controle e da transparência logística;
- Redução de feedbacks negativos de clientes internos e externos dos órgãos estaduais;
- Qualidade na prestação de serviços refletida em maior satisfação e confiança do cidadão.

Programa / Estrutura do Evento:
O Encontro proposto será promovido e coordenado pela Escola de Governo, desenvolvida com parcerias entre órgãos e instituições diversas.

8h00 ás 8h10 - CREDENCIAMENTO.

8h10 às 8h15 - ABERTURA DA CAPACITAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS OBJETIVOS” (5min)

8h15 às 8h40 - “PALESTRA: EFICIÊNCIA LOGÍSTICA X LEGISLAÇÃO DE CONTENÇÃO DE GASTOS” (20min + 5min para perguntas) 
Palestrantes: Paulo Francisco de Moraes Mota - Superintendente de Gestão de Gastos Públicos; e Michela Barros da Silva - Diretora de Gestão de Suprimentos e Logística - SUGESP/RO
Etapa em que a palestrante abordará a legislação atual, analisando a relação de viagens, transporte, frota disponível, deslocamentos diversos e a otimização logística em consonância com os Decretos 19.462/2015 e 20.887/2016, do Governo do Estado de Rondônia, e demais normas em vigor. Nessa oportunidade, os participantes poderão esclarecer dúvidas procedimentais e legais.

8h40 às 9h05 -PALESTRA: A ESTRUTURA LOGÍSTICA DO ESTADO DE RONDÔNIA” (20min + 5min para perguntas)
Palestrante: Wilson Dias - Superintendente Estadual de Patrimônio / SEPAT
Nessa etapa, os servidores deverão conhecer a estrutura logística do estado e finalidade da SEPAT como administrador, fiscalizador, coordenador, executor e controlador das atividades inerentes ao patrimônio mobiliário e imobiliário da Administração Pública Estadual e à logística de distribuição do almoxarifado no âmbito estadual.

9h05 às 9h30 - PALESTRA CORREIOS: CONTRATOS GOVERNAMENTAIS E AS SOLUÇÕES LOGÍSTICAS JÁ EXISTENTES” (20min + 5min para perguntas)
Palestrante: Márcio Junqueira - Coordenador Comercial / CORREIOS
Nessa etapa será apresentado que a empresa realiza importante função de integração e de inclusão, papel indispensável para o desenvolvimento nacional, os contratos em vigor nos órgãos públicos estaduais, todos os serviços incluídos e a aplicabilidade nas demandas cotidianas. Os Correios também apresentarão todas as soluções disponíveis que podem atender às necessidades logísticas e de comunicação dos diversos Órgãos de Governo com maior economia, celeridade e eficiência. Haverá abertura para esclarecimento de dúvidas.

9h30 às 10h  - " Networking Coffee Break"   
(degustação que promova a interação entre participantes dos diversos órgãos e palestrantes, para troca de experiências, boas práticas e esclarecimento de dúvidas)

10h às 10h25 -BOAS PRÁTICAS - CASE DE SUCESSO EXTERNO: LOGÍSTICA EFICIENTE NO TRT 14 RO/AC” (20min + 5min para perguntas)
Palestrante: François Lúcio - Diretor de Patrimônio / TRT 14
Nessa etapa será apresentado um Case de Sucesso, retratando as funcionalidades no patrimônio do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, Rondônia e Acre.

10h25 às 10h45 -BOAS PRÁTICAS - CASE DE SUCESSO INTERNO: REMÉDIO AQUI EM CASA” (20min + 5min para perguntas)
Palestrante: Álvaro Lazaretti - Diretor de Gestão e Assistência Farmacêutica / SESAU
Nessa etapa será apresentada a experiência de um contrato firmado com os Correios, que envolve, além da entrega, a garantia de que os medicamentos são armazenados, transportados e entregues conforme protocolos clínicos que tratam destes serviços.

10h45 - Encerramento.

Certificado

Informações

Início

15/06/2018 00:00

Término

15/06/2018 00:00

Vagas Disponíveis

19 / 100

Local

Auditório da Escola de Governo de Rondônia

Endereço

Av. Farquar, Nº 2986, Bairro Pedrinhas, CEP: 76803-470, Porto Velho – ROPalácio Rio Madeira, Edifício Rio Jamari, Térreo.