Conceitos Básicos de Orçamento Público e Estratégia de Captação de Recursos

Conceitos Básicos de Orçamento Público e Estratégia de Captação de Recursos

Descrição

Oficina: Conceitos Básicos de Orçamento Público e Estratégia de Captação de Recursos.

 

Facilitadora: Zelia Rocha de Farias

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rondônia,

 

Funcionária Pública Municipal desde de dezembro de 2013,

Experiências na área de orçamento público, sendo Gerente de Apoio Administrativo da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família - SEMASF por quase 2 anos,

Atualmente é Assessora de Captação de Recursos especialista em Orçamento da  Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura - Sedi.

 

 

Facilitador: Rafael Vargas

Assessor Técnico da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedi), atuando diretamente na Estruturação da Central de Captação de Recursos do Governo do Estado de Rondônia e Implantação do Modelo de Excelência em Gestão nas Transferências da União (MEG-Tr); Atuou na Coordenação do Comitê de Soluções para Melhoria e Alcance de Resultados (Somar) da Casa Civil 2019/2020, onde implantou métodos de planejamento estratégico e gestão de projetos. Conselheiro da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (Abcr) em São Paulo/SP. Empreendedor Social, professor, palestrante, assessor e consultor. Atuou de 2015 a 2019 como Assessor Técnico do Terceiro Setor no Governo do Estado de Rondônia para o desenvolvimento legal da política do setor e na implantação dos procedimentos de Parcerias, regulamentação da Lei 13.019/2014 e Decreto 21.431/2016; Articulador e Sócio Fundador do Instituto Norte Amazônia de Apoio ao Terceiro Setor que tem como missão profissionalizar as organizações em gestão, planejamento, projetos e captação de recursos onde está como Diretor Presidente. Desde 2009 é Voluntário do Centro Social Madre Mazzarello. Professor da Escola Aberto do Terceiro Setor em São Paulo (Projeto de capacitação à distância através da internet); Professor da Captamos em São Paulo (espaço online de aprendizagem e troca de conhecimento em captação de recursos); Membro multiplicador da Plataforma mais Brasil do Estado de Rondônia; Conselheiro do Conselho Municipal de Direito de Defesa da Criança e Adolescente; Graduado em Administração pela Faculdade Interamericana de Porto Velho (Uniron); Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Porto/FGV; Pós-Graduando MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); Pós-Graduando MBA em Gestão de Instituição Públicas pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO); Graduando em Direito pela Faculdade Católica de Rondônia.

 

 

 

Apresentar aos participantes uma noção básica de:

- O que é o Orçamento Público, 

- Quais os Principais Instrumentos do Orçamento Público,

- O que difere  orçamentário e financeiro,

- Qual a importância do Planejamento para uma boa execução,

- O que é uma Ação Programática como é sua estrutura,

- Estrutura de um Elemento de Despesas,

- Como realizar a Leitura de um documento Orçamentário,

- Estratégias de captação de recursos

Certificado

Informações

Início

18/05/2021 10:00

Término

20/05/2021 11:30

Vagas Disponíveis

155 / 300

Local

Evento online pelo Webex

Endereço

Av. Farquar, 2986 - Pedrinhas, Porto Velho - RO, 76801-470