I Fórum Estadual de Segurança Pública de Rondônia

I Fórum Estadual de Segurança Pública de Rondônia

Descrição

O I Fórum Estadual de Segurança Pública do Estado de Rondônia, que será realizado nos dias 5 e 6 de dezembro de 2018, em Porto Velho, aborda temas afetos à Segurança Pública, sendo eles: a Defesa Nacional; Inovações Tecnológicas; Direitos Humanos; Prevenção à violência através de projetos sociais nas instituições de Segurança Pública; Governança, Cooperação e Integração; Cientificismo como ferramenta do ensino; e, a Implicação da Criminalidade Transfronteiriça no Desenvolvimento Socioeconômico. Na oportunidade, dia 6, na programação, a Mostra de Artigos Científicos vencedores com apresentação e entrega solene das premiações do concurso.

Público Alvo: Autoridades, servidores públicos e público geral.

5 de Dezembro - Quarta-feira

  • 9h - Credenciamento

  • 10h - Abertura Solene

  • 11h - Palestra 1: Defesa Nacional e Segurança de Fronteira

  • 12h - Livre

  • 14h - Painel 1: Inovações Tecnológicas da Segurança Pública

  • 14h45 - Palestra 2: Direitos Humanos do profissional de Segurança Pública

  • 15h45 - Coffee Break

  • 16h30 - Palestra 3: Enfrentamento às organizações criminosas em Rondônia

6 de Dezembro - Quinta-feira

  • 8h - Início dos trabalhos

  • 8h30 - Palestra 4: Governança, Cooperação e Integração em Segurança Pública

  • 9h30 - Painel 2: Cientificismo no ensino de Segurança Pública

  • 10h15 - Mostra de Artigos Científicos vencedores / Coffee Break

  • 11h - Palestra 5: A implicação dos crimes transfronteiriços no Desenvolvimento Socioeconômico

  • 12h - Livre

  • 14h - Painel 3: A prevenção da violência criminal por meio de projetos de inclusão social

https://www.sympla.com.br/i-forum-estadual-de-seguranca-publica__390359

  • Av. Farqhuar, 2986 - Bairro Pedrinhas
  • Palácio Rio Madeira, Ed. Rio Cautário, 3º Andar
  • Porto Velho, RO
  • CEP 76801470
  • Fone: (69) 3216-8918
  • Email: acs@sesdec.ro.gov.br

Painel 1 - Inovações Tecnológicas na Segurança Pública

Palestrante

Rinaldo de Souza

Data

05/12/2018 às 14:00

Descrição

Rinaldo de Souza graduado em Ciências Jurídicas e Sociais – UFGRS, Curso Técnico/Profissionalizante – Colégio Santo Inácio. Possui cursos de Metodologia de Projetos da Polícia Federal – ANP, Teoria e Prática Educacional – ANP, Investigations of Computer and Eletronic Crimes – USSS, Aperf. Crimes, Computadores, Perícias e Internet – ESMPU, Prática de Sentença Civil e Criminal – FIDC, Responsabilidade Civil no Direito Brasileiro – UFGRS. Atual diretor de Ensino, Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento de Pessoal da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), DEPAID/SENASP/MJSP, atuou como Coordenador-Geral de Projetos de Tecnologia da Informação – SESGE/MJSP, Delegado de Polícia Federal – Departamento de Polícia Federal, Agente Fiscal da Receita Municipal – Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Agente de Segurança Judiciária – TRT 4a Região, Técnico em Eletrônica – Digitel. 

Painel 1 - Inovações Tecnológicas da Segurança Pública

Palestrante

Hudyson Santos Barbosa - Palestra

Data

05/12/2018 às 14:00

Descrição

Hudyson Santos Barbosa é especialista em Banco de Dados pelo ILES/ULBRA (2008), possui graduação em Gerenciamento de Redes pela Faculdade Interamericana de Porto Velho (2006). Atualmente é Diretor Executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado de Rondônia, atuou como professor das disciplinas de Fundamentos de Banco de Dados, Banco de Dados, Interface e Usabilidade de Software e orientador de TCC do curso de Sistemas de Informação na Faculdade Uniron por 10 anos. É também do quadro de servidores da Procuradoria Geral do Estado de Rondônia.

Palestra 2 - Direitos Humanos do profissional de Segurança Pública

Palestrante

João Dias de Oliveira Júnior

Data

05/12/2018 às 14:45

Descrição

João Dias, é bacharel em farmácia-bioquímica e mestre em genética pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); bacharel em direito e especialista em segurança pública e direitos humanos pela Universidade Federal de Rondônia (Unir). É Perito Oficial Criminal. Atuou na Coordenadoria Regional de Criminalística de Cacoal. Foi diretor por três vezes do Instituto Laboratorial Criminal da Superintendência de Polícia Técnico-Científica de Rondônia, onde está lotado. Exerceu a docência universitária na UFPB, campus de João Pessoa; na Facimed, em Cacoal; e no Centro Universitário São Lucas, em Porto Velho. Em 2017, foi eleito presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Rondônia (CRF-RO), biênio 2018-2019.

Palestra 3 - Enfrentamento às organizações criminosas em Rondônia

Palestrante

Júlio César de Souza Ferreira

Data

05/12/2018 às 16:30

Descrição

Júlio César de Souza Ferreira é delegado de Polícia Civil do Estado de Rondônia desde 2011. Atualmente lotado na Delegacia de Repressão e Ação Contra o Crime Organizado - DRACO. Atuou em 15 unidades policiais de 12 cidades do interior do estado de Rondônia. Experiência preponderante em investigação de Organizações Criminosas, Cibercrimes, Crimes Ambientais, Lavagem de Capitais, Tráfico de Drogas e Violência Doméstica. Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (2011). Pós-graduando em Cibercriminalidade e Cibersegurança: Prevenção e Investigação de Crimes Digitais (UNYLEYA), Direito Penal e Processo Penal (UCAM) e Direito Ambiental (FAVENI). Direito Administrativo (DOM ALBERTO) Mestrando em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (UNIR). Foi servidor do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (2008-2011) e do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (2007-2008). Professor de Cursos Preparatórios para concursos. Instrutor da Academia de Polícia Civil do Estado de Rondônia. Palestrante.

Palestra 3 - Enfrentamento às organizações criminosas em Rondônia

Palestrante

Roberto dos Santos da Silva

Data

05/12/2018 às 16:30

Descrição

Roberto dos Santos da Silva é Delegado de Polícia Civil, graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (2008). Pós-graduando latu sensu da Escola da Magistratura de Rondônia em convênio com a Universidade Federal de Rondônia do curso de Estudos Avançados sobre Crime Organizado e Corrupção (2018). Pós-graduando latu sensu em Direito Ambiental (FAVENI, 2017). Têm experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Criminal, com preponderância em investigação em cibercrimes, crime organizado, crimes ambientais, lavagem de capitais e tráfico de drogas. Professor, palestrante e conferencista convidado em Instituições de Ensino Superior. Professor de Cursos Preparatórios para concursos. Instrutor da Academia de Polícia do Estado de Rondônia (ACADEPOL). Delegado de Polícia Civil do Estado de Rondônia desde 2011, atualmente lotado na Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas – DRACO. Atuou em 10 Delegacias de Polícia em 12 cidades do interior do Estado de Rondônia.

Palestra 1 - Defesa Nacional e Segurança de Fronteira

Palestrante

Ministro da Defesa General Joaquim Silva e Luna

Data

05/12/2018 às 11:00

Descrição

General de Exército da reserva, há quatro anos no Ministério da Defesa, antes de ser nomeado ministro, ocupava o cargo de Secretário-Geral do ministério, e anteriormente Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa. Como Oficial General, foi Comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, em Tefé-AM. Em Brasília-DF, foi Diretor de Patrimônio, Chefe do Gabinete do Comandante do Exército e Chefe do Estado-Maior do Exército. Como Oficial Superior, comandou o 6º Batalhão de Engenharia de Construção, em Boa Vista-RR. Em sua formação acadêmica, possui Pós-graduação em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, Pós-graduação em Projetos e Análise de Sistemas, Doutorado em Ciências Militares, Mestrado em Operações Militares, Especializações militares: Curso de Oficial de Comunicações e Curso de Guerra na Selva, Curso de Combate Básico das Forças de Defesa de Israel. No exterior, foi membro da Missão Militar Brasileira de Instrução no Paraguai e Assessor de Engenharia, e Adido de Defesa Naval, do Exército e Aeronáutico em Israel.

Painel 1 - Inovações Tecnológicas na Segurança Pública

Palestrante

Douglas Marink - Articulação

Data

05/12/2018 às 14:00

Descrição

O Capitão PM RE 08037-5 Douglas Marink de Miranda iniciou em 2006 o Curso de Formação Básica Policial Militar na cidade de Cacoal. Ingressou na Academia de Formação de Oficiais em 2009, o primeiro Curso de Oficiais da PMRO realizado no próprio Estado. Aspirante a Oficial do ano de 2011, retornou ao 4º BPM, Cacoal, onde iniciou a carreira de Oficial da PMRO, tendo servido na Força Nacional de Segurança Pública durante o período de 1 (um) ano, atuando em diversos rincões do país, inclusive durante a COPA DO MUNDO, na cidade do Rio de Janeiro. Em sua formação civil é bacharel em Segurança Pública pela Universidade Federal de Rondônia, bacharel em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo e pós-graduado em Ciências Jurídicas pela Universidade Cidade de São Paulo. Atualmente, atua como Gerente de Tecnologia da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia.

Palestra 4 - Governança, cooperação e integração em Segurança Pública

Palestrante

Governador Daniel Pereira

Data

06/12/2018 às 08:30

Descrição

Daniel Pereira é o atual governador do Estado de Rondônia. Bacharel em Direito pela Universidade Luterana Brasil em Porto Velho – Ulbra, Especialista em Direito Processual e Material do Trabalho pela Universidade Anhanguera – UNIDERP; Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL; Atuou como professor de Primeiro e Segundo Graus do Ex-Território Federal do Estado de Rondônia. Foi Vereador no Município de Cerejeiras/RO ( 1989/1992), Deputado Estadual em Rondônia, (1995/1999), Deputado Estadual em Rondônia, (1999/2003), Primeiro Suplente de Deputado Federal pelo Estado de Rondônia, (2003/2007), Terceiro Suplente de Deputado Estadual em Rondônia, (2007/2011), Vice-Governador na eleição de 2014, assumindo o Governo do Estado em Abril de 2018.

Painel 2 - Cientificismo no ensino de Segurança Pública

Palestrante

Giovani de Paula

Data

06/12/2018 às 09:30

Descrição

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Tese Defendida em 28/05/2013). Possui Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), Especialização em Segurança Pública pela UNISUL, graduação em Formação de Oficiais da Polícia Militar pela Academia de Polícia Militar (1986). Professor da UNISUL/UnisulVirtual, pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina. É lider do Grupo de Pesquisa em Sociedade, Segurança e Cidadania da UNISUL - NESC. Ministrou aulas no Centro de Ensino da Polícia Militar nos Cursos de Graduação e Pós Graduação em Segurança Pública e Atuou no setor público na área de Inteligência e Informação. É Coronel da Reserva Remunerada da PMSC. Possui licença de Piloto de Avião e planador e de Piloto Comercial de Helicóptero. É Oficial de Segurança de Voo (OSV) credenciado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos CENIPA. Coordena o Programa de Pós Graduação em Segurança da UNISULVIRTUAL, que compreende os cursos de Especialização em Gestão Integrada da Segurança, Defesa Civil, Inteligência de Segurança e Polícia Comunitária. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Humanos e Direito Penal, atuando principalmente nos seguintes temas: criminologia, segurança pública, cidadania e gestão do conhecimento e inteligência de segurança. Atualmente exerce a função de Assistente de Pesquisa, Inovação e Capacitação Profissional na Diretoria de Formação e Capacitação da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina.

Painel 2 - Cientificismo no ensino de Segurança Pública

Palestrante

Alessandra Celestino de Oliveira

Data

06/12/2018 às 11:00

Descrição

Alessandra Celestino de Oliveira é coordenadora do Curso de Direito da Faculdade Interamericana de Porto Velho/ UNIRON. Docente nos cursos de pós-graduação nas àreas de direito civil e administrativo. Doutoranda em Direito e Constitucionalização dos Institutos de Direito Privado pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo/ FADISP. Mestre em Empreendimentos Econômicos, Desenvolvimento e Mudança Social pela Unimar-SP. Especialização - Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná, FEMPAR, Brasil. Especialista em Português Jurídico "Qualidade de uma boa linguagem para o operador de direito. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pelo Centro Universitário Filadélfia-PR. Graduação em Direito pelo Centro Universitário Filadélfia-PR. Atuação na área de Educação em abertura de cursos e recredenciamento de cursos de graduação. Autoras das obras: Das Relações Trabalhistas, Manual de Direito Ambiental, Cartão de Crédito e Relação Contratual. Organizadora e autora das obras coletivas: Jus AEQUALIS, direito contemporâneo in foco volumes I e II, Direito e seus reflexos na contemporaneidade e participante da obra Reflexões Jurídica: direito, estado e economia. 

Painel 2 - Cientificismo no ensino de Segurança Pública

Palestrante

Leandro Arbogast da Cunha

Data

06/12/2018 às 09:30

Descrição

Leandro Arbogast da Cunha é Major da Polícia Militar do Rio Grande do Sul e atualmente exerce a função de coordenador-geral da Diretoria de Ensino, Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento de Pessoal da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Em sua formação acadêmica, possui Curso Superior de Formação de Oficiais, Curso de Especialização em Políticas e Gestão de Segurança Pública, Curso MBA in Company em Gestão Pública, Curso avançado de Administração Policial Militar e Pós-Graduação em Direito Administrativo e Gestão Pública. E formação complementar, Curso de Piloto de Aviação de Segurança Pública, Curso de Especialização em Policiamento Ambiental, Curso de Especialiação para Oficiais em Policiamento de Trânsito Rodoviário, Curso de Capacitação em Licitações e Contratos Adminstrativos, Curso de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos, Curso de Prevenção e Preparação para Emergências com Produtos Químicos e Estágio de Patrulhamento Rural.

Palestra 5 - A implicação dos crimes transfronteiriços no desenvolvimento socioeconômico

Palestrante

Luciano Stremel Barros

Data

06/12/2018 às 11:00

Descrição

Luciano Stremel é mestrando em Gestão de Empresas pela Universidade Autônoma de Lisboa,  especialista em Fronteiras pela ESIC Business School, em Marketing pela Universidade Positivo de Curitiba-PR, graduado em Economia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa- PR. Professor da Escola Superior de Polícia do Estado do Paraná, presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras – IDESF, onde coordena diversos estudos e pesquisas sobre as áreas de fronteiras brasileiras, organizador do livro (Re)Definições das Fronteiras: Visões Interdisciplinares, possui diversos artigos e publicações sobre a temática dos impactos do contrabando e dos mercados ilícitos para a economia brasileira, participa de palestras e seminários no Brasil e exterior como conferencista sobre a temática “Fronteiras Brasileiras”.

Painel 3 - A prevenção da violência por meio de projetos de inclusão social

Palestrante

Sued Rocha - Articulação

Data

06/12/2018 às 14:00

Descrição

Sued Rocha, atualmente compõe a Equipe de Implantação do Sistema Unico de Segurança Pública no Ministério da Justiça. Tem experiência na área de Direito, Administração Pública, Engenharia Civil e Defesa com ênfase em Segurança Pública, possui diversos cursos voltados para Resgate e Salvamento, Administração Pública e Recursos Humanos. Oficial do Corpo de Bombeiros foi promovido ao posto de Capitão em 2015, é oriundo das fileiras do Exército Brasileiro. Declarado Aspirante-a-oficial de Infantaria da turma de 2001 NPOR Maceió/Alagoas, Declarado Aspirante-a-oficial Bombeiro Militar Combatente da turma de CADOF 2009/2010, Técnico em Edificações pela Escola Técnica Federal de Alagoas - ETFAL, turma de 2000. É mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Pós-graduado em Direito Ambiental pela UFPR, Direitos humanos e Segurança Pública pela UNIR.  Planejamento Estratégico na Gestão Publica. Graduado em Direito pela Faculdade Interamericana de Porto Velho (2008), com Especialização em Resgate, Salvamento e Combate a Incêndio pelo Escola de Bombeiros do Rio Grande do Sul - ESBO. Foi Diretor do Colégio Militar Tiradentes VII e Comandante das Unidade Operacional no Município de Machadinho do Oeste - 3º Subgrupamento do 1º Grupamento de Bombeiros e da Unidade Operacional no Ariquemes - 2º Subgrupamento do 1º Grupamento de Bombeiros; atuou como Diretor de Informática, Diretor de Planejamento Operacional e Diretor de Projetos e Pesquisas, Diretor de Atividades Técnica e Diretor de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia.

Painel 3 - A prevenção da violência por meio de projetos de inclusão social

Palestrante

Osvaldo Barros da Silva

Data

06/12/2018 às 14:00

Descrição

Osvaldo Barros da Silva é escrivão da Polícia Civil de Rondônia, bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade federal de Rondônia - Unir, pós-graduado em Controladoria Institucional e Ambiental pela Unir. Atualmente atua como chefe de gabinete da Degelacia Geral da Polícia Civil de Rondônia. 

Painel 3 - A prevenção da violência por meio de projetos de inclusão social

Palestrante

Roberto Bassi Sassamoto

Data

06/12/2018 às 14:00

Descrição

Roberto Bassi Sassamoto é 2º Tenente da Polícia Militar de Rondônia. Chefe do Núcleo de Inteligência (P2) do 2º BPM (Ji-Paraná) e Coordenador na Patrulha Maria da Penha do 2º BPM. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná e bacharel em Segurança Pública pela Universidade Federal de Rondônia - Unir. Em sua formação complementar possui cursos de multiplicador da Patrulha Maria da Penha, Formação de Formadores e multiplicador de Tiro Defensivo na preservação da Vida, Método Giraldi.

Painel 3 - A prevenção da violência por meio de projetos de inclusão social

Palestrante

Maria Gorete de Aguiar Ferreira

Data

06/12/2018 às 14:00

Descrição

Maria Gorete de Aguiar Ferreira é policial civil graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal de Rondônia UNIR/RO (2001); Com especialização em Análise Ambiental - Fundação Riomar, UNIR-RO/Campus Rio Claro - UNESP ( 2002); Pós-Graduação em Docência da Educação Ambiental - A Distância pela Faculdade Unyleya/SP (2014); Aperfeiçoamento em Direito Ambiental - Ministério de Justiça de Rondônia /EAD -MEC (2009); Educadora Ambiental na Policia Civil junto as escolas de Porto Velho - RO (2004-2012); e Coordenadora Pedagógica do Projeto da Policia Civil  RO “Desenvolvendo consciências na escola”, aplicado em escolas públicas de Porto Velho- RO.

A perícia criminal no contexto da segurança pública nacional

Palestrante

Celso Perioli

Data

06/12/2018 às 15:30

Descrição

Celso Perioli foi Secretário Nacional de Segurança Pública. É Perito Criminal de Classe Especial. Superintendente da Polícia Científica de São Paulo, no período de 1998 a 2013. Exerceu a função de Presidente do Conselho dos Dirigentes dos Órgãos Periciais do Brasil de 2009 a fevereiro de 2013. Professor da Academia de Polícia Civil de São Paulo. International Instructor of Crime Scene Investigation at United States Instructor Team US PIT - Orlando - Florida.  Professor convidado do Instituto Oscar Freire da Faculdade de Medicina da USP, disciplina Criminalística. Professor convidado do IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos Ltda.

Palestra 6 - Gestão por resultados na segurança pública: o caso do

Palestrante

Andreia de Oliveira Macêdo

Data

06/12/2018 às 15:30

Descrição

Andreia de Oliveira Macêdo é subsecretária de Cidadania da Secretaria de Segurança pública do Distrito Federal, Mestra em sociologia, pela Universidade de Brasília, graduada em Ciências Sociais e Comunicação Social. Tem experiência na elaboração, implementação e acompanhamento de políticas públicas, com ênfase em Segurança Pública. Atua nos seguintes temas: pesquisa social, violência, criminalidade e Direitos Humanos. 

Certificado

Informações

Início

05/12/2018 00:00

Término

05/12/2018 00:00

Vagas Disponíveis

0 / 0

Local

Auditório Uniron - Porto Velho Shopping

Endereço

Av. Rio Madeira, 3288 - Agenor M. de Carvalho. Porto Velho - RO, 76820-408