CAPACITAÇÃO: Pesquisa de Preços Eficiente nas Licitações e Contratos

CAPACITAÇÃO: Pesquisa de Preços Eficiente nas Licitações e Contratos

Descrição

CAPACITAÇÃO: PESQUISA DE PREÇOS EFICIENTE NAS LICITAÇÕES E CONTRATOS.

Palestrante: PROF. Espec. MÁRCIO ROGÉRIO GABRIEL- Superintendente Estadual de Compras e Licitações.
Carga Horária: 04 horas-aula.
Data: 28/06/2018  das 14h às 18h

Público Alvo: Ordenadores de despesa e Pregoeiros, equipes de apoio, comissões de licitação, Servidores responsáveis pela gestão e fiscalização de contratos e/ou convênios, Gestores de Atas de Registro de Preços, Responsáveis pelas contratações por dispensa ou inexigibilidade de licitação, Engenheiros, arquitetos, analistas de sistemas e outros profissionais que atuam como fiscais de contratos; Membros do Controle Interno; e, Servidores em geral envolvidos nos processos de contratação.

Apresentação:
Uma das tarefas mais difíceis na fase interna da contratação nos órgãos e entidades da Administração Pública é a fase de cotação de preços. Encontrar os parâmetros adequados para estabelecer eficazmente o valor estimado do futuro contrato, apesar de constitui elemento necessário em qualquer contrato, nem sempre é feito de forma correta, o que causa emperramento do andamento dos processos e, não raro, seu fracasso.

Ementa:
  • Fundamentos jurídicos e normativos 
  • Os entendimentos doutrinários e jurisprudenciais sobre preços referenciais nas licitações públicas 
  • As variáveis econômicas que afetam os preços dos bens, serviços e obras na economia 
  • As particularidades nas estimativas do preço referencial em licitações de obras, contratação de serviços e aquisição de bens 
  • O preço que deve balizar as contratações por dispensa e inexigibilidade de licitação 
  • Como a boa caracterização do bem ou serviço é importante para obter bons preços referenciais 
  • As técnicas de pesquisa de preços de mercado: painéis eletrônicos de consulta de preços, tabelas referenciais públicas e privadas, pesquisa junto a fornecedores do ramo. 
  • A metodologia estatística para tratamento dos dados sobre preços referenciais para as licitações.

Metodologia: aula expositiva dialogada.

Breve currículo do palestrante:
Prof. Espec. Marcio Rogério Gabriel. Economista, Especialista em Administração Pública pela UNIR, Doutorando em Ciência Política (URFGS), Superintendente de Licitações do Estado de Rondônia desde 2011, Auditor Fiscal de Tributos Estaduais/RO, Ex-Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas de Rondônia, Ex-Pregoeiro e Presidente de Comissão Permanente de Licitações, Professor de Licitações e Contratos (Voluntário da Escola de Governo). Professor de Economia Política da Faculdade Católica do Estado de Rondônia
 

Certificado

Informações

Início

28/06/2018 00:00

Término

28/06/2018 00:00

Vagas Disponíveis

-59 / 100

Local

Auditório da Escola de Governo de Rondônia

Endereço

Av. Farquar, Nº 2986, Bairro Pedrinhas, CEP: 76803-470, Porto Velho – ROPalácio Rio Madeira, Edifício Rio Jamari, Térreo.